quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quais Os Recurso Que Você Já Tem E Utiliza Para Estudar Inglês?

Hey Boys & Girls,

Queria saber quais os recursos e materiais que você utiliza para estudar inglês...e como você pratica a o que está aprendendo.

Recebi um email de alguem agora a pouco perguntando como poderia estudar e praticar inglês aqui no Brasil. E passei um tempo pensando sobre como responder esta pergunta. Por que sabe...a resposta é fácil?

Mas esta semana estou numa cidade pequena...no interior de Pará ajudando a abrir uma nova escola. E apesar de ser uma cidade pequena...e relativamente nova (apenas 17 anos) está tendo um desenvolvimento muito rápido por causa das atividades de mineração que estão sendo implementados por aqui.

E tem pessoas do país inteiro aqui vieram atraves de várias empresas grandes. Então tive a experiência interessante estes últimos dias de conversar com várias pessoas de muitos lugares diferentes...mas a maioria com a mesma experiência de aprendizado de inglês e as mesmas dúvidas.

E durante estes dias comecei a observar umas coisas interessantes que tinha visto durante estes últimos anos. Por que já  passei muito tempo (quase 10 anos) pesquisando este assunto e conversando com alunos de inglês como você...

E já identificamos mais de 90 formas que alunos estudam e praticam a língua. Cada um tem um material favorito de estudo...e formas prediletas de praticar o que estão aprendendo.

Ai me surgiu esta dúvida aqui agora? Quais são os materiais que você já adquiriu no passado? Você estudou o material todo e aproveitou tudo o que pode? Você ainda tem estes recursos? Ainda aproveita estes materiais? Alguns ainda continuam parado na prateleira sem ser utilizados?

Você tem um bom dicionário? Você tem um livro que te ajuda a tirar as dúvidas sobre as estruturas principais da língua inglesa? Estes materiais vem com áudio para aprender a pronúncia correta das palavras? Você tem algo que te ensina como se expressar corretamente e diversas situações 'idiomaticamente' (nem sei se esta palavra existe em inglês)?

Se você poderia anotar as suas observações aqui nos comentários...seria muito interessante para mim e outros alunos de inglês aqui no blog. Assim podemos trocar umas ideias sobre este assunto.

Se você tem um material que já adquiriu, mas não soube aproveitar...talvez outro aluno aqui tem este mesmo material e pode te dar algumas sugestões de como aproveitá-lo melhor.

Ou se você sente necessidade de algum material ou recurso para melhorar um certo aspecto da língua ou desenvolvimento de uma habilidade...talvez outra pessoa possa indicar um material legal que já os ajudou.

So, that's it ya'll! Deixe os comentários aí. É importante aproveitar o material que já tem...e também encontrar material bom para estudar aquilo que ainda necessita.

Um Forte Abraço,
David A. Bailey, Jr

P.S. Dê uma olhada também em alguns recursos que já desenvolvemos para ajudar os nossos alunos por aqui no http://xokmax.com/ingles/dicionario/view-all-products.html

..

14 comentários:

  1. Eu tenho tudo quanto é material possível: dvd, mp3, livros de gramática, literatura, cursos via Internet e, até o ano passado, uma professora particular. Lógico que meu inglês evoluiu, mas minha confiança não. Em julho vou viajar e estou morrendo de medo de conversar em inglês. Por estudar inglês, o pessoal já me escalou:-Em Londres tu é que vai na frente!Nunca consegui me organizar para aproveitar qualquer um dos materiais do início ao fim. Eu começo super feliz e, lá pela metade, chego a esquecer que estava fazendo. Ridículo, não? Mesmo aqui eu termino por me perder: não sei se acompanho a aula atual ou se começo do começo. E daí, meu amigo, já era. bj

    ResponderExcluir
  2. Humm. sinto que indiferente do material, o que acaba "pegando" mesmo é a falta de oportunidade de colocar em prática aquilo que se aprendeu. Quer dizer, aqui no Brasil não utilizamos o inglês como segunda língua. Você pode ter o melhor material de inglês disponível, uma memória excelente, mas sem essa utilização diária igual a língua materna, acabamos esquecendo palavras, phrasal verbs, estrutura, em fim, tudo! Fora a grande dificuldade de pronunciação e não adianta saber como se pronuncia uma palavra isoladamente, pois em uma frase a pronúncia acaba se modificando.

    ResponderExcluir
  3. tenho livros e CDS.. mas nao tenho estimulos pra estudar assim

    ResponderExcluir
  4. De tudo o que já estudei até hoje, o que mais sinto falta é de um dicionário de expressões. Essa coisa de uma palavra sozinha ter um significado e junto com outras ter outro totalmente diferente, pega muito. Esse dicionário me falta. Assim como um bom material para conversação. No mais, o material que tenho, creio que é como o da maioria, livros com gramáticas, textos, interpretação dos textos, cds, dvds, mas... o que será que ainda me falta?

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal!
    Eu não fujo a regra...rs. Compro quase tudo que conheço para melhorar e alavancar meus ingles. Mas certamente não o aproveito da melhor maneira, por varias motivos: falta de orientação adequada, falta de tempo, etc e tal.... Now! eu estou cursando ingles em uma escola de renome, estou no nível intermediário I, mas sinto que ainda nao sei muito, ou quase nada!Principalmente quanto a estrutura das frases. Dizem que sou muito ancioso e isso atrapalha.
    Mas como a propaganda diz..."Sou brasileiro e não desisto nunca"
    Estou sempre em busca de algo que possa me ajudar a desenvolver melhor na lingua inglesa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz uma parte do curso do livemocha porem não cheguei a concluir, tenho também alguns livros e dicionarios, já cheguei a ler um livro de história infantil todo em inglês(consegui ententer a moral da historia..rsrs..), além do inglês básico que aprendemos nas escolas.Gosto de ouvir bastante musicas em inglês, atualmente ouço uma radio( tem me ajudado muito ).Básicamente isto...rsr.

    ResponderExcluir
  7. Concordo quando dizem que a distância com o dia-a-dia do Inglês faz falta. Uma sugestão é o aluno tirar um ou dois dias da semana para fazer uma imerção no idioma. Como assim? Pense que está em uma cidade americana, pense em Inglês, leia livros em Inglês, veja propramas e músicas em Inglês. Talvez aí haja mais aproximação com a lingua... That's all.

    ResponderExcluir
  8. I try learn english...but the problem is the fear. ...I have books,articles and audios and yours

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma seção de estante só com títulos de aprendizagem em inglês, coletânea de CDs, cursos de inglês com professores não nativos, nativos, via Internet (Englishtown, Livemocha), revistas (Speak Up, Newsweek, ...) acesso a canais de TV a Cabo, BBC Learning English e por aí vai. Contudo, a falta de vivência é que impede o desenvolvimento da alto-confiança no idioma. Profissionalmente, por exemplo, em 13 anos de experiência, raras foram as necessidades de conversação e escrita. Quando aconteceu, bateu a insegurança e a falta de domínio. A leitura é mais frequente.
    Resolvi "desencanar", parar de me dedicar objetivamente ao aprendizado, deixando apenas para assimilar alguma coisa ocasionalmente, sem compromisso de adquirir fluência.

    ResponderExcluir
  10. Hi people,
    Try sign up in this web site "http://www.couchsurfing.org/"
    After than you can interact with a lot of people all over the world and some people that is on a trip in Brazil or your city.
    Best regards.

    ResponderExcluir
  11. Para mim o melhor material foi do tipo AUDIOVISUAL. Este tipo de material sempre contém áudio e imagens para acompanhar o que acontece numa frase, num diálogo ou num texto, me dando com mais clareza uma SITUAÇÃO. E a situação ajuda a entender as coisas. Não é a toa que muitos teachers falam que o uso de uma sentença ou outra depende da situação, não é mesmo? Mas só percebemos isso quando ainda não conhecemos a frase ouvida. Do contrário achamos que entendemos apenas por ouvir ou ver escrito. Exemplos deste tipo de material seriam os FILMES e os COMIC BOOKS (com áudio por favor, senão não funciona!). Entendo que este tipo de material me ajudou mais a PENSAR EM INGLÊS. Isto significa que ajuda a evitar o famoso erro de querer traduzir tudo. Desta forma foi possível eu entender uma frase em um filme que nunca escutei antes! Em contrapartida, issso também nunca aconteceu comigo quando eu era estudante iniciante. Por isso, acho também que talvez o melhor jeito de começar seria devagar, ouvindo as palavras, expressões e frases mais comuns em alto e bom tom, tanto devagar como também da forma natural. E, lembrando novamente, com as imagens pra ajudar a pensar rápido.
    Inglês apenas visual ou apenas com áudio nunca funcionou direito pra mim. Acho que o Inglês apenas escrito é a pior ideia pra quem quer se comunicar de verdade. A escrita nunca vai levar a fluência. Talvez o inglês escrito acompanhado do áudio e das imagens sim. E tem que praticar muito mesmo. Esta é a atitude mais imprescindível e o David já deixou isso bem claro no site dele.
    O problema com o material audiovisual é o custo.

    Best regards!

    ResponderExcluir
  12. Great points everyone! Very good food for thought! Keep ´em coming. :)

    ResponderExcluir
  13. @valterzorzi - I never saw Couchsurfing.com before...but it looks like an amazing way to meet people! Thanks for mentioning it. ;)

    ResponderExcluir
  14. Ola David
    Vejo que sou compativel com os outros..... lol
    Tenho cds, videos, livros de gramatica, vivo nos EUA, comeco com muito entusiasmo e la pelo meio, se vai toda a inspiracao. Pior que tenho apenas um ano pra estar falando bem (pelo menos bem)e entendendo... oh boy !!!!! Mas nao posso desistir. bjsss!!!!

    ResponderExcluir